Segurança do paciente: um assunto a ser entendido!

Você já ouviu falar em segurança do paciente?
Ela acontece quando o paciente recebe em seu atendimento e tratamento, todos os cuidados necessários, com o mínimo de riscos.
O assunto é tão importante que foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Segurança do Paciente em forma de manual com boas práticas a serem seguidas.
O programa foi criado para evitar os erros médicos, procedimentos errados e problemas de atendimento.
Isso porque essas condutas incorretas geram muito prejuízo para os sistemas de saúde, tanto privados como públicos que vão de um incômodo de um atendimento a um erro grave que pode custar a vida do paciente.
Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse tema importante para os profissionais de saúde.
Atributos de qualidade
O tema segurança do paciente teve início nos Estados Unidos, mais precisamente a partir de relatório do Institute of Medicine (IOM).
O documento foi baseado em pesquisas sobre eventos sobre o cuidado que os profissionais de saúde tinham com os pacientes, assim como os erros cometidos.
Dessa forma, visando o combate dessas falhas médicas, foram estabelecidos atributos de cuidados, os chamados atributos de qualidade. Que ajudariam os profissionais de saúde a entenderem melhor o conceito de qualidade de saúde.
Artigo relacionado: Novidades da regulamentação Anvisa sobre equipamentos hospitalares.
A segurança do paciente foi inserida nos atributos no começo deste século. Conheça os demais atributos a seguir:
Segurança
Esse atributo evita que o paciente seja lesionado ou sofra danos durante o seu atendimento.
Efetividade
Diz respeito ao conhecimento científico que os profissionais devem possuir para cuidar de seus pacientes. Ou seja, que o seu atendimento seja baseado nas técnicas comprovadas, evitando usá-las em quem não se beneficiará.
Cuidado centrado no paciente
Esse atributo fala sobre o cuidado baseado em respeito e responsabilidade que devem ser tomados de acordo com as necessidades e preferência dos pacientes. Os valores do paciente servem de guia para as decisões clínicas tomadas pela equipe.
Oportunidade
A oportunidade tem como atribuição a diminuição no tempo de espera. Assim como atrasos que podem colocar em risco a vida dos pacientes.
Eficiência
A eficiência abrange a questão de cuidar sem desperdiçar, sobretudo quando se fala de materiais, aparelhos, energia e demais recursos que precisem ser utilizados para o atendimento.
Equidade
Diz respeito a ter qualidade no cuidado com os pacientes independente de raça, cor, gênero, religião entre outros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a definição de Segurança do paciente é “reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”.
Protocolos de segurança do paciente
Por fim, existem ainda alguns protocolos que os profissionais da saúde devem seguir para garantir a segurança do paciente, são eles:
- Identificação do paciente;
- Prevenção de úlcera por pressão;
- Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
- Segurança na cirurgia, higiene das mãos;
- Prevenção de quedas.
Para ter acesso ao manual completo do programa basta acessar este link.
Esperamos que nosso conteúdo tenha informado mais sobre o assunto, se você gostou não esqueça de deixar seu comentário!