Por que é preciso ter um bom gerenciamento de leitos?

30 de outubro de 2019

Se você trabalha na gestão de um hospital deve saber como é difícil realizar um bom gerenciamento de leitos.

Isso porque um dos maiores desafios é poder administrar e otimizar o tempo de uso desses locais para melhor atender aos pacientes.

A maior preocupação é ter uma melhor rotatividade de acordo com a demanda, visando a diminuição do tempo de espera excessivo além da extensão desnecessária de tempo de internação.

Mas como fazer isso? Continue a leitura!

O que é gerenciamento de leitos?

Gerenciar leitos de um hospital significa buscar utilizar os leitos que estão livres para o uso na sua máxima capacidade.

Isso de acordo com o protocolo de qualidade, eficiência e demais procedimentos do hospital.

Ajudando a diminuir o tempo de espera de um paciente que precisa ser internado, além de evitar transferências sem necessidade, o que deixará pacientes e equipe médica satisfeitos. 

O gerenciamento de leitos pode ser feito em hospitais públicos, privados, centrais de regulação, consultórios médicos, bancos de sangue, laboratórios de análises clínicas e demais locais relacionados a essa demanda.

O foco principal dessa gestão é a segurança do paciente, ou seja, prestar o melhor serviço com o máximo cuidado e o mínimo de riscos ao paciente. 

Artigo relacionado: Segurança do paciente: um assunto a ser entendido!

Falhas são mais propensas em registros manuais

Uma das principais queixas, além do tempo de espera para internação em um leito, é a questão da higiene dos leitos. 

Com a ausência de modernidade nos processos, o controle é feito visualmente e gera mais demora, porque é preciso acionar várias pessoas até a informação chegar no responsável pela limpeza.

Assim como outras áreas como medicação para ser administrada e alimentação dos pacientes.

Para isso, é de suma importância informatizar a comunicação entre as áreas para ter um melhor aproveitamento na gestão de leitos, evitando falhas e reclamações. 

Automatizando processos no gerenciamento de leitos

Não é incomum ainda vermos gestores administrando os leitos do hospital manualmente. Ou seja, fazendo registros de pacientes e controlando os insumos para serem utilizados de forma manual, como papel e planilhas.

Isso torna o processo bem mais demorado, além de não ser uma alternativa muito organizada.

Uma boa forma de otimizar o tempo nos leitos é ter um software que controle a ocupação dos leitos.

Ter um programa com esse intuito permite ter mais visualização em tempo real dos leitos disponíveis e daqueles que podem estar ultrapassando o tempo de permanência sem necessidade.

Esse sistema permite, por exemplo, registrado o período de internação do paciente, alta, equipe de cuidados com limpeza e alimentação, entre outros. Isso evita desperdício de tempo e dinheiro para o hospital.

Qualidade nos leitos

É importante que os locais que fazem o gerenciamento de leitos contratem uma empresa que ofereça leitos duradouros e de qualidade, como a Barmed.

Nossa empresa é especializada na venda e aluguel de equipamentos hospitalares de ponta, possuímos mais de 13 anos de experiência no mercado hospitalar, além de ter todos os produtos autorizados pela Anvisa para funcionamento. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar nosso site para conhecer mais sobre a Barmed.

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AW5 DIGITAL