Planejamento Estratégico Hospitalar: Entenda sua importância

22 de abril de 2019
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Um bom planejamento estratégico hospitalar é essencial para unidades de saúde.

Ao traçar metas, obstáculos, custos e investimentos, clínicas, consultórios e hospitais passam a ter total controle de suas despesas. Dessa forma, passam a ter mais controle sobre como e quando irão atingir seus objetivos.

 

Benefícios do planejamento estratégico hospitalar

Os primeiros e grandes benefícios trazidos pela criação de um bom planejamento estratégico hospitalar são organizar e priorizar os objetivos da instituição.

Sendo assim, tanto a equipe quanto os gestores passam a ter uma visão clara dos rumos que serão seguidos no período descrito neste planejamento.

 

No entanto, é preciso ter cuidado!

Informações erradas, falta de dados ou comunicação inadequada com a equipe e entre os gestores podem comprometer o projeto do planejamento estratégico da sua unidade hospitalar. Tanto na fase de elaboração quanto após ela, para implementá-lo na vida real.

 

Por isso, separamos algumas informações que podem ser preciosas dicas para o sucesso do realinhamento organizacional que você planeja. Confira!

 

Hora do diagnóstico

Imagine que sua unidade hospitalar seja um paciente. Para receitar o tratamento, é preciso diagnosticar o que se passa com ele, correto?

Pois faremos o mesmo aqui!

O primeiro passo é identificar visões e valores da instituição. Traçando uma análise interna do que se tem em mãos e comparando o averiguado com o que se encontra no mercado, analisando também os concorrentes.

Aqui, o trabalho é feito em campo.

Levantamento e análise de dados, observação do mercado e pesquisas de opinião são instrumentos valiosos para que você e sua equipe consigam traçar com precisão como a sua instituição se posiciona em relação ao mercado. Dessa forma, potencializando seus pontos positivos e reduzindo os efeitos dos seus pontos negativos.

 

Receitando o tratamento

Feito o diagnóstico sobre a sua instituição de saúde, é hora de trabalhar no que se deseja atingir.

Definir a missão do hospital, clínica ou consultório ressaltando os diferenciais positivos em relação à concorrência é o primeiro passo.

Com isso em mãos, traçar metas e objetivos se torna um trabalho mais simples e assertivo. Definindo os segmentos em que se atua ou pretende atuar.

Simular situações que possam ocorrer com a instituição no futuro testa possíveis pontos fracos nesse início de estratégia. Alinhando possíveis falhas ou revelando novas possibilidades.

Ao entender esses pontos, chegou a hora de formular as estratégias mais adequadas para alcançar seus propósitos. Elaborando as diretrizes que a instituição deve seguir para atingir seus objetivos.

 

Pós-operatório

Avaliar resultados, medir o desempenho, acompanhar o cumprimento dos padrões que devem ser seguidos, fiscalizar desvios e tomar ações imediatas que corrijam eventuais falhas são tão importantes quanto qualquer outra etapa do processo do planejamento estratégico hospitalar.

Este monitoramento da estratégia definida com tanto esforço por você e sua equipe pode (e deve) ser auxiliado por sistemas de gestão de saúde. Estes fornecem indicadores precisos para cruzar dados e manter sua instituição hospitalar no caminho correto.

 

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