Planejamento Estratégico Hospitalar: Entenda sua importância
Um bom planejamento estratégico hospitalar é essencial para unidades de saúde.
Ao traçar metas, obstáculos, custos e investimentos, clínicas, consultórios e hospitais passam a ter total controle de suas despesas. Dessa forma, passam a ter mais controle sobre como e quando irão atingir seus objetivos.
Benefícios do planejamento estratégico hospitalar
Os primeiros e grandes benefícios trazidos pela criação de um bom planejamento estratégico hospitalar são organizar e priorizar os objetivos da instituição.
Sendo assim, tanto a equipe quanto os gestores passam a ter uma visão clara dos rumos que serão seguidos no período descrito neste planejamento.
No entanto, é preciso ter cuidado!
Informações erradas, falta de dados ou comunicação inadequada com a equipe e entre os gestores podem comprometer o projeto do planejamento estratégico da sua unidade hospitalar. Tanto na fase de elaboração quanto após ela, para implementá-lo na vida real.
Por isso, separamos algumas informações que podem ser preciosas dicas para o sucesso do realinhamento organizacional que você planeja. Confira!
Hora do diagnóstico
Imagine que sua unidade hospitalar seja um paciente. Para receitar o tratamento, é preciso diagnosticar o que se passa com ele, correto?
Pois faremos o mesmo aqui!
O primeiro passo é identificar visões e valores da instituição. Traçando uma análise interna do que se tem em mãos e comparando o averiguado com o que se encontra no mercado, analisando também os concorrentes.
Aqui, o trabalho é feito em campo.
Levantamento e análise de dados, observação do mercado e pesquisas de opinião são instrumentos valiosos para que você e sua equipe consigam traçar com precisão como a sua instituição se posiciona em relação ao mercado. Dessa forma, potencializando seus pontos positivos e reduzindo os efeitos dos seus pontos negativos.
Receitando o tratamento
Feito o diagnóstico sobre a sua instituição de saúde, é hora de trabalhar no que se deseja atingir.
Definir a missão do hospital, clínica ou consultório ressaltando os diferenciais positivos em relação à concorrência é o primeiro passo.
Com isso em mãos, traçar metas e objetivos se torna um trabalho mais simples e assertivo. Definindo os segmentos em que se atua ou pretende atuar.
Simular situações que possam ocorrer com a instituição no futuro testa possíveis pontos fracos nesse início de estratégia. Alinhando possíveis falhas ou revelando novas possibilidades.
Ao entender esses pontos, chegou a hora de formular as estratégias mais adequadas para alcançar seus propósitos. Elaborando as diretrizes que a instituição deve seguir para atingir seus objetivos.
Pós-operatório
Avaliar resultados, medir o desempenho, acompanhar o cumprimento dos padrões que devem ser seguidos, fiscalizar desvios e tomar ações imediatas que corrijam eventuais falhas são tão importantes quanto qualquer outra etapa do processo do planejamento estratégico hospitalar.
Este monitoramento da estratégia definida com tanto esforço por você e sua equipe pode (e deve) ser auxiliado por sistemas de gestão de saúde. Estes fornecem indicadores precisos para cruzar dados e manter sua instituição hospitalar no caminho correto.
Se esse artigo foi útil para você, experimente falar conosco!
A Barmed conta com 13 anos de experiência em comércio hospitalar, com foco em atender a você com excelência de qualidade, agilidade e presteza.