Qual é a opção mais econômica: alugar ou comprar equipamentos hospitalares?

15 de agosto de 2019
equipamentos-hospitalares

Locais que trabalham com saúde, como hospitais, clínicas e consultórios precisam estar equipados com máquinas que atendam às muitas necessidades desses lugares. Diante deste cenário fica a pergunta: é melhor comprar ou alugar equipamentos hospitalares?

Uma série de aspectos devem ser levados em consideração, como financeiro e estrutura do ambiente que receberá esses equipamentos.

Para ajudar a saber o que é melhor para cada situação, listamos algumas informações que podem ajudar na hora dessa escolha. 

Aluguel de equipamentos hospitalares

Por se tratar de um lugar que exige uma série de fatores que têm gastos, como energia, materiais, manutenção e pessoal para lidar com os equipamentos hospitalares, os locais que trabalham com saúde tem uma alta despesa, tudo fica na conta da unidade.

Quando se aluga equipamentos hospitalares, sua manutenção passa a ser responsabilidade da empresa contratada, ou seja, uma preocupação a menos.

O investimento do aluguel, em comparação a compra é de certa forma menor, sendo possível a montagem de uma estrutura que pode atender às várias áreas.

Isso pode ajudar a solucionar vários problemas que venham a surgir com o tempo pela falta de algum equipamento. 

Alugar equipamentos hospitalares permite ainda que as unidades possam contar com aparelhagem moderna.

Isso porque as empresas especializadas buscam cada vez mais inserir em seu portfólio o que há de mais novo da tecnologia para atender as necessidades dos clientes. 

Outro fator positivo é o suporte técnico. Se por algum motivo o equipamento apresentar falha, existe a possibilidade de haver reposição imediata.

Isso faz toda a diferença em um ambiente que convive diariamente com urgências e emergências. 

Artigo relacionado: Aluguel de cadeira de rodas? Conheça nossas opções.

Vantagens e desvantagens do aluguel

Entretanto, embora hajam muitos pontos positivos, esses equipamentos não serão da unidade, ou seja, não serão permanentes do local.

Mesmo havendo pagamento dos equipamentos hospitalares por mês, por exemplo, isso não significa que eles foram comprados. Dessa forma, é preciso ter um contrato bem definido com a empresa contratada.

As vantagens do aluguel são, sem dúvidas, a contenção de gastos, bem como manutenção com equipe especializada, garantia também dada pela empresa contratada pelo serviço e a troca do equipamento em casos de problemas. 

Compra de equipamentos hospitalares

Embora o aluguel seja uma boa alternativa para hospitais, clínica e consultórios, a compra de equipamentos hospitalares ainda é uma prática muito forte no mercado.

Isso porque a aquisição do equipamento permite que ele seja fixo da unidade, dessa forma, toda a gestão fica de posse do local. 

Ao comprar os equipamentos, a decisão do que é melhor fica a cargo dos gestores, assim como quando e como fazer essa aquisição, isso permite mais facilidade quando se trata de ter posse, como da manutenção dos aparelhos quando houver necessidade.

Por exemplo, caso haja algum problema não é preciso enviar para uma empresa para consertar, evitando menos tempo sem o equipamento, visto que o problema poderá ser resolvido na mesma hora e local. 

Podemos dizer que um dos maiores empecilhos se trata do valor para comprar esses equipamentos hospitalares.

Outro ponto a ser pensado é que, com a compra de um equipamento fazer sua troca por um item mais moderno ou mesmo pela falha pode gerar um gasto ainda maior.

Independente da forma que esses equipamentos hospitalares forem adquiridos, é preciso ter em mente que esses locais precisam ter esses equipamentos mais modernos possíveis.

Sobretudo para as áreas de emergência, laboratórios, UTIS e CTIS, afinal, o maior objetivo é garantir a integridade e saúde dos pacientes. 

Se você gostou desse conteúdo não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AW5 DIGITAL