Acreditações e certificações hospitalares: você sabe quais são?

15 de dezembro de 2019

certificações hospitalares:

Para que um hospital possa ganhar diferencial competitivo, otimizar os resultados e ser referência, alguns procedimentos podem ser adotados visando atingir esse nível maior de excelência.

Primeiramente, as certificações hospitalares e acreditações estão sendo cada vez mais adquiridas por centros médicos como forma de padronizar seus processos, capacitar equipes e garantir a melhoria contínua de todos os setores.

Portanto, elas permitem que os resultados obtidos sejam cada vez mais satisfatórios e positivos. Neste artigo você saberá quais as principais acreditações e certificações que os hospitais precisam ter. 

Diferença entre certificações hospitalares e acreditação 

Antes de entrar no tema em questão é preciso saber que certificação e acreditação são coisas diferentes.

As certificações hospitalares, por exemplo, são concedidas por um chamado organismo imparcial de reconhecimento público. Esse organismo dá um atestado escrito que os produtos, processos ou serviços de uma instituição atendem uma série de requisitos específicos para a implantação daquele sistema.

Já as acreditações são um reconhecimento formal, feito por uma autoridade acreditada da competência de um hospital visando o desenvolvimento de tarefas determinadas e de acordo com alguns critérios pré-definidos. 

Certificações hospitalares

As certificações são dadas pelos órgãos internacionais ISO e OHSAS.  ISO é a principal rede de padronização do mundo, é preciso atender requisitos para implantar suas normas.

Outrossim, no Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde sua maior referência é ISO 9000, que abrange um conjunto de normas além da 9000, como ISO 9001, ISO 9004 e ISO 9011, todas ligadas a implantação de sistemas de gestão de qualidade, controle de riscos, orientações para auditorias, entre outras. 

Dessa forma, outra certificação importante para o hospital é da OHSAS 18001. Essa certificação diz respeito aos requisitos considerados mínimos para as práticas de excelência em Saúde, além de segurança ocupacional.

Os principais benefícios da OHSAS 18001 são reduzir acidentes de trabalho, além de doenças decorrentes do ambiente de trabalho. Diminuir custos com falta de atividade. Otimizar o atendimento e demonstrar conformidade diante de fornecedores e clientes. 

Acreditações 

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é referência nacional quando se trata de ratificação da qualidade na Saúde do País, tendo como foco principal a segurança dos pacientes.

A ONA é dividida em 3 pilares, ou níveis, exigindo o aperfeiçoamento da gestão, aumento da segurança, otimização na qualidade assistencial, assim como preza pela valorização da  marca. 

Outra entidade é a Accreditation Canada, que orienta e faz o monitoramento de alta performance, segurança, além da qualidade. Essa entidade possui também 3 pilares, são eles: menos sobrecarga de trabalho para os funcionários, gestão clínica e medicina com base em fatos.

Seu foco é entender os processos hospitalares e diminuir os padrões que não gerem valor ao local. Com isso, o resultado é voltado para construir excelência em cada processo, reduzindo as burocracias e otimizando o tempo de trabalho. 

A Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho) é um reconhecimento que tem normatizações voltadas para a segurança da assistência, patrimonial e de gestão do corpo clínico.

Certamente, seu foco são resultados eficientes das questões assistenciais. Sua abordagem tem como objetivos gestão de riscos, segurança predial no que diz respeito à proteção da saúde e vida dos pacientes, entre outros.

Por fim, outra acreditação importante é emitida pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). Uma organização sem fins lucrativos de caráter mundial, sua missão é otimizar a assistência à saúde usando a tecnologia da informação (TI). Sua acreditação atesta requisitos que um hospital deve atender relacionados à maturidade de implementação do prontuário eletrônico.

Enfim, para conseguir essas acreditações e certificações hospitalares citadas ao longo do artigo, o hospital deve estar com seus equipamentos hospitalares aptos, regularizados e legalizados.

A Barmed é uma empresa com excelência na locação, venda e manutenção de equipamentos para hospital, apta para ajudar nessas questões.

Deixe seu comentário e compartilhe com seus colegas!

© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AW5 DIGITAL